Para um sorriso alinhado, funcional e saudável.
Natural de Viseu, o Dr. Roberto Fernandes nasceu a 24 de março de 1977. Concluiu o ensino secundário no Liceu Alves Martins e, em 2001, licenciou-se em Medicina Dentária pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte. Entre 2000 e 2002 realizou estágio hospitalar no Serviço de Estomatologia do Hospital Distrital de Guimarães.
Entre 2005 e 2008 frequentou a Pós-Graduação em Ortodontia e Ortopedia Facial dos Maxilares do Hospital Militar do Porto, complementando a sua formação, entre 2009 e 2011, com um curso técnico e clínico em Ortodontia (técnica MBT). Em 2013 concluiu a Pós-Graduação em Ortodontia Intercetiva Odontopediátrica.
Com especial interesse na inovação em Ortodontia, realizou formações em sistemas auto-ligáveis, nomeadamente o programa “Master Damon” com os doutores Garcia Espejo e Perera Grau (2012/2013). Mestre em Cirurgia Ortognática e Ortodontia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde foi também professor convidado entre 2015 e 2019, mantendo a colaboração com a faculdade. Em 2021 concluiu a Pós-Graduação em Ortodontia Avançada pelo Roth-Williams Center.
É membro ativo da Sociedade Portuguesa de Ortodontia e Ortopedia Dento-Facial e da Sociedade Portuguesa de Ortodontia, tendo sido distinguido com vários prémios em congressos na área, quer através de posters, quer de comunicações orais. Em 2017 foi convidado pela SPO para presidir e organizar o XXIV Congresso da Sociedade Portuguesa de Ortodontia.
A sua prática clínica é exclusiva em Ortodontia, com especial foco em tratamentos multidisciplinares de reabilitação oral e na vertente intercetiva em Odontopediatria, privilegiando o diagnóstico e tratamento precoce de distúrbios ortodônticos.
Para além da prática clínica, cultiva diversos interesses pessoais: é apaixonado por equitação e gosta de correr. Foi escuteiro e montanhista, aprecia música de diferentes géneros e é leitor assíduo, tendo como autores de referência Mia Couto e Valter Hugo Mãe. O cinema também marca a sua vida, sendo o filme O Clube dos Poetas Mortos uma das suas maiores inspirações, simbolizando o seu lema de vida: Carpe Diem.